Honra e Coragem

[A união faz a força em momentos de guerra]

Como meu último post foi sobre filmes, gostaria de comentar sobre um deles: “The Blind Side”. No final desse filme há um texto baseado no conto de Alfred Tennyson, “A Carga da Brigada Ligeira”, cujos versos  retratam uma guerra perdida e dizem “Não há nenhuma razão, só há de agir e morrer”. O texto do filme compara a coragem e a  honra de guerreiros. Tal texto é escrito pelo personagem principal para sua prova final, na tentativa de convencer o único professor que não o apoiava, e dizia assim:

“Coragem é algo difícil de imaginar. Você pode ter coragem baseado numa ideia idiota ou um erro, mas você não pode supostamente questionar adultos,ou seu técnico, ou seu professor porque eles fazem as regras. Talvez eles saibam melhor mas talvez não saibam. Tudo depende de quem você é, de onde você veio. Ao menos um dos seiscentos caras não pensou em desistir, e se juntar ao outro lado? Quero dizer, Vale da Morte… Isso é uma coisa muito forte. É por isso que coragem é uma coisa complicada. Você sempre vai fazer o que os outros dizem pra você fazer? Às vezes você pode nem ao menos saber porque está fazendo alguma coisa. Digo, qualquer idiota pode ter coragem. Mas honra, essa é a verdadeira razão para você fazer ou não alguma coisa. É quem você é ou talvez quem você queira ser. Se você morrer tentando por alguma coisa importante então você terá ambos, coragem e honra. E isso é muito bom. Acho que isso é o que o escritor estava dizendo. Que você deve esperar pela coragem e praticar a honra. E talvez até mesmo rezar para que as pessoas que te dizem o que fazer, tenham alguma também.”

Como estou em tempos de baixa colheita criativa nos posts, mas ainda assim em tempo de reflexão. Faço dessas palavras as minhas, peço que o leitor, releia e pense a respeito de cada frase, principalmente dessa, quando inclusa no contexto: “Qualquer idiota pode ter coragem. Mas honra, essa é a verdadeira razão para você fazer ou não alguma coisa”.

Fica aí a dica, aproveite-a!

Blog no qual encontrei o texto do filme, nele há um opinião do autor bem interessante: http://chantinon.blogspot.com/2010/03/um-sonho-possivel.html

Anúncios

2 Respostas to “Honra e Coragem”

  1. Chantinon Says:

    Oi Lucas,
    Que bom que vc teve interesse em “copiar” do meu blog… na verdade, nem meu é, é do mundo.
    Cara, fiquei muito feliz… E não só por você citar o blog, mas pelos textos que li aqui no seu!
    Fico MUITO feliz quando encontro pessoas preocupadas com o mundo, com a alienação coletiva e com drogas (como você falou em um post abaixo).
    Infelizmente não vamos ganhar da maioria, mas esse é nosso trabalho, encontrar aqueles poucos que realmente querem ser ajudados, e que ainda não se corromperam. O mundo tem muitos desses, e que bom que você está usando suas palavras para o bem.
    Parabéns de verdade!

  2. Eduardo Pires Says:

    Lucas,
    bom saber que estás no momento reflexivo da sua vida e que o foco são de valores reais. A honra é um deles, agir e se manter honrado são atitudes cidadãs. Nunca é uma estrada estreita ou duvidosa para quem trilha os caminhos da justiça e paz para si e para os outros. Persevere sempre vale a pena.
    Parabéns mais uma vez.
    Eduardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: