Sistema Preconceituoso de Cotas

Preconceito, ou conceito prévio, ou ainda juízo preconcebido, é uma atitude discriminatória, ou seja, que busca a segregação, separação, a divisão entre pessoas, lugares ou tradições e se baseia em uma generalização superficial e ignorante chamada estereótipo. Ignorante, pois ignora qualquer tipo de estudo sobre o tema, não busca o conhecimento verdadeiro, é taxativo. O preconceito é uma forma de autoritarismo social de uma sociedade com características doentias, que leva a marginalização e a violência.

Esse vídeo, que é uma música de gabriel, o pensador, explica de maneira muito inteligente o preconceito racial, ou racismo.

Sobre o tema, gostaria também de contar um história muito infeliz: Semana passada, durante a aula de Administração, meu professor apresentou o seguinte dado: 97% dos cargos ligado a gerência de grandes empresas são de brancos, e apenas 3% são de pessoas de cor negra. E ele disse a seguinte frase: “Isso mostra que apesar do racismo ser um crime previsto por lei, a nossa sociedade é racista”. Logo em seguida, eu disse que ele estava errado, a nossa sociedade não é mais racista, e que isso não provava nada, mas não soube explicar.

Ao pensar melhor gostaria de explicar a minha divergência: Lamento, que infelizmente apenas 3% dos cargos de gerência são de negros, mas não significa que somos preconceituosos. Esse dado estatístico nos revela apenas que, a grande maioria dos cargos de gerência de grandes empresas pertence a brancos, e nada a mais. O que não é novidade, pois como sabemos, o nosso país um dia já escravizou os negros, e quando houve a libertação nossos negros passaram de escravos, para a sociedade mais pobre, pois inicialmente não tinham nada.

Explicando melhor: A sociedade seria preconceituosa se houvesse um segundo dado estatístico dizendo que mais de 3% dos negros têm qualificação necessária para ocupar um lugar na gerência de grandes empresas, e apenas 3%  realmente ocupam cargos de gerência. Nessa mesma aula, o professor apresentou o dado que prova que ele estava errado. Menos de 5% dos alunos da universidade são negros. Isso já explica que não somos preconceituoso, pois não faria sentido se 50% ocupasse os altos cargos de gerência, e apenas 5% tivesse o ensino superior em cursos como administração.

Em vista desses fatos, gostaria de comentar a ignorância quanto ao sistema de cotas. Na minha opinião, claro, pois tudo que escrevo aqui é a minha opinião, NÃO deveria existir sistema de cotas.

Desde a libertação dos escravos, a sociedade aquela época já vem buscando a igualdade sobre todos os cidadãos, todas as pessoas devem ter o mesmo direito, independente de cor, raça, classe social, etnia, religião, etc. Mas acontece que os ignorantes, ao ver dados como: “Apenas 5% dos negros estão na universidade”, não percebe que o problema está nas escolas publicas que têm desvantagens sobre as particulares, de maioria branca. E tentam maquiar dados estatísticos baixando o nível de ensino, com soluções erradas e fracas, soluções curtas, impensadas.

O sistema educacional deve ser justo, ou seja, a entrada na faculdade dependa exclusivamente, da capacidade do aluno, do esforço realizado na escola, independente do cargo ou da importância social dos seus pais. O sistema de cotas nos revela a ignorância na avaliação e interpretação de dados estatísticos, assim como a injustiça diante sobre cidadãos. Devemos buscar a justiça e igualdade para todos os cidadãos, isso significa dizer, que não devemos ser preconceituosos.

Sou a favor da igualdade a todos, mas o que acontece é que o governo, por ter um período curto de eleição, apenas 4 anos, busca soluções rápidas, ainda que erradas, para que recebam o “mérito” ao final de seu mandato, para poder ser eleito novamente.

“Com isso, estão querendo dizer que os afro-descendentes são intelectualmente inferiores. Ora, se pela constituição, todos somos iguais, sem distinção de raça, credo, etc. Então as cotas só podem ser inconstitucionais.”

“Porque não fazer cotas para canhotos, homossexuais, índios, carecas, obesos, etc?”

“Para acabar com o problema racial o vestibular usa de racismo; que ironia.”

“Então, seria justo que na corrida Olímpica de 100 metros, os corredores de cor branca largassem na frente dos corredores negros, uma vez que, que eles são minoria nesse esporte?”

“As cotas só acabarão no dia em que o governo passar a olhar a população, não como negros, ou brancos, ou homossexuais, ou heterossexuais, ou aposentados, ou políticos, ou empresarios… mas sim como cidadãos.”

Peguei carona nesses dois blogs:

http://26hora.wordpress.com/2009/09/04/sistema-cafe-com-leite-cotas-no-vestibular/

http://casadobranquito.wordpress.com/2009/08/03/cotas-o-cliche-que-nao-poderia-faltar/

Atenciosamente.

Uma resposta to “Sistema Preconceituoso de Cotas”

  1. fernando jose da silva Says:

    tenho vergonha de ser brasileiro

Deixe um comentário