Um Brasil pegando fogo

Apesar do título, Um Brasil pegando fogo, eu não falarei sobre o calor insuportável que esta fazendo todos os dias, particularmente em Recife, e nem vou falar em algum tema que envolve as eleições. Mas isso eu tenho que falar, por que para muitas das pessoas que conheço, eu conto essa história.

Uma das maiores descobertas da minha vida é o Brasil!

Não, eu não descobri o Brasil, quem descobriu foram os portugueses, eu descobri por que os portugueses nomearam o Brasil por Brasil. Os portugueses tem uma peculiaridade interessantíssima quando se trata de palavras, eles são muito objetivo, muito mais que os brasileiros. Por exemplo, chaveiro em portugal se chama porta-chaves, a secretária eletrônica se chama atendedor de chamadas, bola se chama esférico, a aeromoça é hospedeira de avião, e assim por diante.

É pensando nisso, e pensando no que meus professores de história me ensinaram sobre o Brasil que eu percebi o porque do nome.

Sabe-se que no Brasil houve a formação de uma colônia de exploração de uma arvore nativa chamada pau-brasil que tem uma madeira de coloração avermelhada utilizada pelos índios. Mas o que muitos ainda não sabiam é que o nome “Pau Brasil” vem de “Pau em estado Brasil”, que quer dizer “Pau em estado de brasa”, ou ainda “Pau que parece o fogo ardendo em brasa por ter uma coloração avermelhada”.

Por isso, fico impressionado ao ver que a bandeira de um país chamado Brasil, “em estado de Brasa”, não tem nem as estrelinhas vermelhas. E em tempos de copa do mundo, me faz imaginar que, assim como a seleção de Portugal, a melhor seleção do mundo deveria entrar em campo “pegando fogo”  com uma camisa toda vermelha ao invés da “amarelinha”.

Uma resposta to “Um Brasil pegando fogo”

  1. Bruna Says:

    é, faz sentido 😀

Deixe um comentário

